quinta-feira, 14 de março de 2013

Resenha de Belle


marca pagina.png

Livro: Belle
Autor:
 Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
“Belle” é o romance  lançamento da editora Novo Conceito do mês de agosto. Lesley Pearse acerta em cheio em retratar a escravidão branca em meados dos anos de  1910, com direito a romance, contexto histórico, e crítica moral.
Belle tem apenas  15 anos e  viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
“É preciso coragem para perder a inocência”
Não se assuste pelo tamanho do livro, “Belle” é um livro com muitos acontecimentos, que regam a curiosidade do leitor a cada página.Com cenas intensas, tensas e picantes, a autora retrata um cenário de diferenças extremas na mesma moradia, como Paris a cidade romântica era podre em sua época em termos de política, policia, machismo.
— Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha — ela respondeu com raiva. — É verdade que eu moro na Casa da Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! — Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou.
Belle é uma garota de princípios, corajosa  e muito esperta, que por vingança é sequestrada pelo assassino deMillie e vendida para o comércio de escravidão branca em Paris, onde  sua virgindade é leiloada, e ela é estuprada inúmeras vezes. Assim ela fica doente e é revendida para outro bordel em New Orleans e nessa viagem ela conhece Etiénne um homem misterioso ladrão com um bom coração, que faz ela acreditar que poderá juntar dinheiro e voltar para casa com a prostituição. Entre muitas decepções como fugir do bordel, virar uma prostituta de um homem só, e ser sequestrada novamente.
Belle algumas vezes se intorpece com o mundo exagerado e alucinógeno da vida que leva, se sente feliz ao caos que viveu nos primeiros dias de sua vida como cortesã, gosta de se sentir desejada, libertina, como culpar ela tentar viver a vida que o destino ele proporcionou? Já que na década de 1900 em Paris de cada quatro mulheres de cinco usavam a prostituição como meio de sobrevivência.
Mesmo assim ela sonha em ter sua loja de chapéus, amar e ser amada por alguém que não a julgue pelo passado. Em meio aos anos que Belle foi sequestrada, sua mãe de criação Mog e sua mãe Annie, contratamNoah um investigador para achar sua doce filha. Assim temos capítulos intercalados entre a busca de Noah, e a vida de Belle.Assim, com a ajuda de Jimmy amigo de Belle e apaixonado pela garota eles encontram a primeira pista que poderá levar ao paradeiro da garota.
-Você é uma jovem impressionante – Ettiene disse com tristeza – E isso me dá certeza de que você conquistará New Orleans do seu jeito. Ela é muitas coisas, corrupta, um lugar perigoso, mas também tem ala, e acho que no final você estará mais segura lá. Pegue a oportunidade de escolher seu próprio caminho na vida.
A diagramação do livro está perfeita, cada capítulo decorado com flores dá um ar parisiense à leitura. Mesmo com um final “morno” e esperado, eu gostei da escrita de Lesley, e da viagem moral que ela me proporcionou, com cenas quentes e algumas nojentas você se apega ao sofrimento das mulheres que viveram nessa época, retratado tão bem no papel de Belle pela autora após um incessante levantamento histórico.
Sobre o final eu realmente esperava algo mais dramático, e que Belle se rende-se a luxúria de um homem mais maduro, spo lendo para saber, leitura super indicada a todas românticas!
veja o trailer do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário